FRETE GRATÍS PARA CIDADE DE SP A PARTIR DE R$250,00 - PARA OUTROS ESTADOS A PARTIR DE R$ 600,00

O que são recursos sensoriais?

 

Brincadeiras sensoriais estimulam a inteligência e a criatividade das crianças

Crianças aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos sentidos ao mesmo tempo. Do nascimento até mais ou menos 5 anos, ocorre uma grande proliferação de sinapses. É a chamada "mente absorvente", que funciona como uma esponja e capta tudo à sua volta. O grande potencial de aprendizagem nesta etapa é justamente a capacidade que o cérebro da criança tem de "absorver" vários estímulos ao mesmo tempo, sem nem se dar conta.

 

Por que a aprendizagem sensorial é tão importante?

Logo após o nascimento, o cérebro do bebê começa a fabricar conexões entre os neurônios - as chamadas sinapses, que servem para transmitir e armazenar informações. De acordo com estudos, o cérebro de um recém-nascido chega a criar de 2 a 3 milhões de delas por segundo!!! A estimulação pelo tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar ativam os justamente neurônios que são os maiores responsáveis pela formação dessas conexões. 

Por isso, os estímulos sensoriais apresentados à criança desde cedo são como as ferramentas mentais que ela terá para usar no futuro. 

Ao possibilitar o uso de todos os sentidos do bebê e da criança através de atividades que estimulam estas competências, contribuímos fortemente com o desenvolvimento neurológico infantil. A importância destas atividades não podem ser subestimadas pois o crescimento cognitivo, o desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras grossas e finas e muito mais dependem destas interações do pequeno com o mundo ao seu redor.

 

O que acontece com o cérebro da criança ao realizar essa atividade?

Durante estas atividades o cérebro constrói novas conexões nervosas que criam novos caminhos para melhorar as habilidades da criança de solucionar problemas e aumentar a capacidade cognitiva do indivíduo. O cérebro é como se fosse um músculo que precisa ser exercitado e exposto a diversas experiências para ser fortalecido. A falta de diversidade destes estímulos adia este processo.

 

Ficou clara a importância de experimentar e manusear texturas e objetos do cotidiano oferecendo a oportunidade de diferentes explorações para as crianças?

 

Em nossa loja você irá encontrar diferentes recursos sensoriais.